Conheça um pouco do meu trabalho.

A criação deste portifolio é para exibir meus trabalhos enquanto a vida acadêmica, além de divulgar os trabalhos das pessoas que acho interessante.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Minha Primeira Matéria para o Jornal Gazeta do Jaboatão

Artesãos de Jaboatão comemoram o sucesso na Fenearte

Com o bom rendimento e sucesso das peças expostas nas Feneart, artesãos comemoram lucros.
Publicado em 08.07.2010

As novidades trazidas este ano pelos artesãos de Jaboatão dos Guararapes para a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Feneart) estão fazendo o maior sucesso. O Licor de Pitomba dos Montes dos Guararapes e o doce caseiro Baba de Moça têm sido muito apreciado pelos freqüentadores da feira, segundo a presidenta Maria de Lourdes da Associação dos Artesões Mãe Rainha. “A produção do doce dobrou, pois desde o primeiro dia tem saído muito, com prova para degustação e o preço a R$ 10,00 (dez reais) todo mundo quer levar. Estamos felizes, o público tem aceitado bem nossa arte”.

Dona Cannã, professora aposentada, é outra que comemora, pois a produção triplicou. Ela produz 24 tipos de licor, inclusive o de pitomba. Ela explica que todo dia, ao sair da Feira, tem ficado até as 2h da manhã produzindo mais licor para vender no dia seguinte. “Há 12 anos, faço licor, há 10, participo da Feneart e é sempre assim esse sucesso”, comenta dona Cannã.

O público também pode conhecer as bijuterias produzidas pelo casal Fred e Elvis, que são ciganos livres, porém, moradores de Candeias. A arte deles chama a atenção pelos preços bem populares como pulseira e brincos a R$ 1,00 (um real) cada, feitos a mão, de conchas retiradas do mar. Eles afirmam que são os únicos a terem preços tão baixos com peças trabalhosas e sofisticadas.

A Feneart esta acontecendo desde o dia 02 e vai até 11 de julho no Centro de Convenções em Olinda. Após o encerramento da FENEART, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo em conjunto com a Secretaria de Cultura assumiram o compromisso de instalar três locais permanentes para feiras de artesanatos dentro de Jaboatão, bem como a criação de um site para divulgação dos artistas. Os locais escolhidos foram a Igreja de Piedade, o Monte dos Guararapes e Jardim Piedade. A idéia é continuar gerando renda e proporcionar aos artesãos a oportunidade de ainda lucrar com as mercadorias, que sobraram da feira. Os organizadores do evento estimam uma presença de público em torno de 270 mil pessoas.
Reportagem: Adja Andrade/Gazeta do Jaboatão    Fotos: Simone Vilar/Gazeta do Jaboatão

Nenhum comentário:

Postar um comentário